O High Frequency Programa de Pesquisa de Aurora Ativa (HAARP) é um programa de pesquisa da ionosfera financiado conjuntamente pela Força Aérea dos EUA, a Marinha dos EUA, da Universidade do Alasca e da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA).
Seu objetivo é analisar ionosfera e investigar o potencial para o desenvolvimento de tecnologia de melhoramento da ionosfera para as comunicações de rádio sendo que seu propósito principal de vigilância é a detecção de mísseis.
O programa HAARP opera uma instalação conhecida como a Estação de Pesquisa HAARP, em um sitio de propriedade da Força Aérea perto Gakona, Alaska.
HAARP é objeto de teorias, com indivíduos atribuir vários motivos ocultos e capacidades ao projeto. Cético cientista da computação David Naiditch chamado HAARP, o projeto tem sido responsabilizado por desencadear catástrofes como enchentes, secas, furacões, tempestades e terremotos devastadores no Paquistão e Filipinas.
Naiditch diz que a HAARP é responsável direto por diversos eventos, incluindo principais faltas de energia, a queda do vôo 800 da TWA, síndrome da Guerra do Golfo.
De acordo com Naiditch, HAARP é um alvo atraente para os teóricos porque "a sua finalidade parece profundamente misterioso para o cientificamente desinformados".
Teóricos culparam HAARP para os numerosos terremotos no mundo.
Um artigo de opinião no site de um canal de televisão estatal venezuelana culpa o chamado HAARP como causa do terremoto do Haiti de 2010.