No domingo, 3 de novembro, o evento final de 2013 ocorre. É o eclipse mais interessante do ano - o eclipse solar híbrida.
Ele é um dos eclipses híbridos ou anular total muito raro, em que alguns trechos do caminho serão anulares, enquanto em outras partes serão totalitárias.
O eclipse começará a América do Norte ao nascer do sol às 6h30 no Standard Time Zona Oriental (1130 GMT) e vai passar para o leste através do sol na noite de domingo.
Será visível a partir da costa leste da América do Norte para a Europa e, depois, atravessa o Atlântico Norte e África equatorial.
O eclipse parcial será visível a partir do leste da América do Norte, Caribe, norte da América do Sul, sul da Groenlândia, no Oceano Atlântico, no sul da Europa, África, Madagascar e no Oriente Médio.
Na maioria dos casos, o caminho central tem início de anular para o total de mudando para anular no final do percurso.
No entanto em 03 de novembro o eclipse será ainda mais exclusivo porque no caminho central começara anular e terminara totalmente sobreposto.
Como eclipses híbridos ocorrem perto do vértice de sombras do umbral e ante umbral da Lua, normalmente o caminho central é muito estreito.
Ao longo de 3,3 horas, a sombra da Lua vai viajar ao longo de um caminho que cobre aproximadamente 13.600 quilômetros de extensão em 0,09% da superfície da Terra.
O caminho da sombra da Lua começará no Atlântico Norte, aproximadamente 1.000 km a leste de Jacksonville, EUA.
No mapa mostra eclipse em sua magnitude relacionado ao diâmetro do Sol eclipsado.
Tudo isso transparece nos primeiros 15 segundos da trajetória de sombra indo para o resto das vias, onde o eclipse permanecerá total.
Continuando a sudeste, o vértice da sombra passará progressivamente e mais profundamente da Terra como a curvatura do planeta traz o caminho ao longo da superfície mais próxima à Lua.
Um eclipse solar total semelhante a este ocorreu em 1998 e ocorrerá
neste dia 3 de novembro de 2013, em toda a África equatorial.
Às 11:10 UT, com 13 km de largura e sua totalidade durará 16
segundos. Crescendo rapidamente, seu tempo chegará a 30 segundos, finalizando
às 11:18 UT.
Sem terra firme ainda em vista, a sombra passa a 500 km ao
sul de Cabo Verde às 12:00 UT.
E na linha central, sua totalidade durará 1 minuto e 18 segundos, com altitude do
Sol é de 57 ° e a largura do trajeto é de 56 km.
Para observar este ou qualquer outro eclipse solar, você
precisa de proteção adequada para os olhos.
Fonte: MessageTo Eagle